Colações de Grau em 2021

14/04/2021 13:58

O Ano de 2019 marcou a História da humanidade para sempre como o ano em que tudo que percebíamos como o “normal” não existia mais. O termo “novo normal” entrou com tudo no imaginário de todos nós e nesse contexto as “lives”, os eventos “online” e as videoconferências se tornaram parte de nosso dia a dia.

Nesse ínterim, a Universidade Federal de Santa Catarina se mostrou, como sempre,  responsável e firme,   mantendo suas atividade de forma remota, com raras exceções,  que por suas particularidades são impossíveis de serem exercidas à distância.

E assim, vimos pela primeira vez na História da UFSC, os acadêmicos finalizando seus cursos em formaturas totalmente virtuais.

Num formato diferenciado, mas não menos emocionante, a Coordenadoria de Formaturas, juntamente as Coordenadorias de Curso e as Coordenadorias Administrativas dos Centros de Ensino, passou a organizar o cerimonial de uma maneira que, como nas formaturas presenciais, o formando tivesse o seu momento especial de concretização, de conquista e de vitória.

Neste formato, o protocolo é o mesmo das solenidades presenciais: clipe dos formandos, momento de medalha (citação), juramento, discursos, outorga de grau, participação de homenageados, representantes de diretórios acadêmicos e representantes de entidades de classe.

A criação do link para sala de transmissão da cerimônia, bem como do link para a transmissão pelo youtube para que familiares, amigos e demais convidados possam assistir em tempo real, são de responsabilidade dos setores de tecnologia de cada Centro de Ensino. Esta decisão se mostrou a mais acertada e com menores probabilidades de intercorrências ou erros que possam prejudicar o bom andamento dos cerimoniais.

Não há becas no formato virtual de colação de grau. A Universidade, como já dito, está com suas atividades presenciais suspensas, o que por si só impossibilita o empréstimo de becas aos formandos.  A simples possibilidade de tal empréstimo acarretaria numa potencial transmissão de patógenos, irresponsabilidade inconcebível no atual momento em que vivemos, algo que a universidade jamais autorizaria.

E desta maneira finalizamos as formaturas do primeiro semestre de 2020, percebendo que a emoção e o brilho desse momento tão especial para cada aluno, não foi ofuscado pelas brisas do “novo normal”. Cada cerimônia emocionou a todos de maneira particular: os formandos, os professores, os familiares, os convidados, os profissionais dos bastidores, todos vibraram a cada cerimônia finalizada, assim como sempre aconteceu nos cerimoniais presenciais.  E assim continuaremos trabalhando enquanto os eventos presenciais estiverem suspensos, com a certeza de que cada um de nós dará o melhor de si para que  formandos e formandas  possam guardar em suas memórias esse dia tão especial que é o dia de sua formatura.